Em maio de 2017, os estudantes federais quase perderam o
direito ao Riocard escolar. Isso porque o governo do estado do Rio de Janeiro deseja passar os
gastos com o benefício para o governo federal.
Contudo, graças a uma liminar que impediu esse cancelamento,
o passe-livre foi mantido. O que poucos alunos sabem é que essa liminar só
durará até o dia primeiro de janeiro de 2018. Ou seja, no próximo ano letivo,
os alunos correm o risco de perderem esse direito definitivamente.
Essa situação é inviável, já que é de conhecimento de todos
que grande parte dos alunos ficarão impossibilitados de frequentar a escola,
pois o custo das passagens é muito
grande. Uma das petições, relacionadas ao passe-livre, é que o mesmo realmente
seja livre já que os alunos ficam condicionados a número de passagens,
determinadas linhas e questões semelhantes.
A partir disso e de
muitas outras questões, surgiu a iniciativa da formação do Grêmio Estudantil no
COLUNI. Os alunos que participam do movimento de formação do Grêmio gostariam de
que os demais alunos se envolvessem no projeto e o apoiassem, pois é muito
importante que os alunos tenham voz em decisões como essa, já que as mesmas
afetam diretamente a vida dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário