domingo, 22 de outubro de 2017

ENTREVISTA - LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Entrevista realizada pelos alunos voluntários Ana Beatriz Arcanjo e Carlos Eduardo Trindade, da turma 801.

Um dos ambientes novos do Coluni é o Laboratório de Ciências. Para entendermos a importância de um espaço como esse, entrevistamos a responsável pelo lugar, a auxiliar de laboratório Daniela Higito, o professor de Física Diego Moraes e a aluna do sétimo ano Izabela Alves.

COL: Por que é importante ter um laboratório de Ciências no Colégio?
Daniela: Para que os alunos não aprendam apenas na teoria, pois a Biologia, por exemplo, aborda várias coisas que são muito abstratas e, quando você vai ao laboratório, você entende melhor na prática.

COL: O que falta para que o laboratório fique mais completo?
Daniela: Falta colar a capela na bancada, precisa de água destilada sem sais minerais para fazer solução, entre outros.

COL: O que você faz aqui no laboratório?
Daniela: Eu ajudo os professores no preparo das aulas e enquanto a aula ocorre dentro do laboratório.


COL: Você acha que o laboratório pode influenciá-lo ao ensinar, motivando-o mais?
Diego: Sim! Sem dúvidas! Por várias razões, pois existem muitas atividades que eu gostaria de realizar e não podia pelo fato de que não tinha um espaço apropriado, mas, agora, com o devido espaço, consigo realizar o que havia planejado e isso traz satisfação e motivação. E também acho que quase sempre os experimentos motivam o aluno e, com os alunos motivados, acaba que o professor fica motivado junto.

COL: Para você, qual é a funcionalidade do Laboratório para o setor educacional da escola?
Diego: Melhora a qualidade do trabalho do professor, motiva os alunos e permite um ensino com enfoque fenomenológico.

COL: Você acha que a existência de um laboratório pode aumentar a eficiência do ensino para os alunos, garantindo uma base educacional mais estruturada?
Diego: Sim, se for bem utilizado. Existe uma ilusão de que o laboratório vai resolver todos os problemas, mas não é verdade. Ele realmente é um recurso muito útil desde que seja bem utilizado.


COL: O que você acha do laboratório?
Izabela: Eu acho o laboratório um lugar muito interessante para fazer pesquisas e estudar um pouco mais sobre ciências.

COL: Nesses dois trimestres, estão acontecendo algumas eletivas que abordam temas científicos dentro do laboratório. Você já realizou ou realiza alguma?
Izabela: Sim, eu faço atualmente ''Desvendando a vida: uma abordagem científica'', que é às quartas-feiras.

COL: Na sua opinião, a ciência é importante?
Izabela: Sim, eu acho muito importante, pois, com ela, podemos aprender diversas coisas sobre a natureza , e o laboratório veio para facilitar a nossa aprendizagem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTIVAL DE MATEMÁTICA

O que mais foi admirado no Festival de Matemática, ocorrido no Colégio Universitário Geraldo Reis,  foi a união entre as escolas para aprec...