Entrevista realizada pelos alunos voluntários Ana Beatriz Arcanjo
e Carlos Eduardo Trindade, da turma 801.
Um dos ambientes novos do Coluni é o Laboratório de Ciências. Para
entendermos a importância de um espaço como esse, entrevistamos a responsável
pelo lugar, a auxiliar de laboratório Daniela Higito, o professor de Física Diego
Moraes e a aluna do sétimo ano Izabela Alves.
COL: Por que é importante ter um laboratório de Ciências no
Colégio?
Daniela: Para que os alunos não aprendam apenas na teoria, pois a
Biologia, por exemplo, aborda várias coisas que são muito abstratas e, quando
você vai ao laboratório, você entende melhor na prática.
COL: O que falta para que o laboratório fique mais completo?
Daniela: Falta colar a capela na bancada, precisa de água
destilada sem sais minerais para fazer solução, entre outros.
COL: O que você faz aqui no laboratório?
Daniela: Eu ajudo os professores no preparo das aulas e enquanto a
aula ocorre dentro do laboratório.
COL: Você acha que o laboratório pode influenciá-lo ao ensinar,
motivando-o mais?
Diego: Sim! Sem dúvidas! Por várias razões, pois existem muitas
atividades que eu gostaria de realizar e não podia pelo fato de que não tinha
um espaço apropriado, mas, agora, com o devido espaço, consigo realizar o que
havia planejado e isso traz satisfação e motivação. E também acho que quase
sempre os experimentos motivam o aluno e, com os alunos motivados, acaba que o
professor fica motivado junto.
COL: Para você, qual é a funcionalidade do Laboratório para o
setor educacional da escola?
Diego: Melhora a qualidade do trabalho do professor, motiva os
alunos e permite um ensino com enfoque fenomenológico.
COL: Você acha que a existência de um laboratório pode aumentar a
eficiência do ensino para os alunos, garantindo uma base educacional mais
estruturada?
Diego: Sim, se for bem utilizado. Existe uma ilusão de que o
laboratório vai resolver todos os problemas, mas não é verdade. Ele realmente é
um recurso muito útil desde que seja bem utilizado.
COL: O que você acha do laboratório?
Izabela: Eu acho o laboratório um lugar muito interessante para
fazer pesquisas e estudar um pouco mais sobre ciências.
COL: Nesses dois trimestres, estão acontecendo algumas eletivas
que abordam temas científicos dentro do laboratório. Você já realizou ou
realiza alguma?
Izabela: Sim, eu faço atualmente ''Desvendando a vida: uma
abordagem científica'', que é às quartas-feiras.
COL: Na sua opinião, a ciência é importante?
Izabela: Sim, eu acho muito importante,
pois, com ela, podemos aprender diversas coisas sobre a natureza , e o
laboratório veio para facilitar a nossa aprendizagem!




Nenhum comentário:
Postar um comentário